terça-feira, 27 de outubro de 2015

Superando a Tristeza (Parte I)



"Os que semeiam com lágrimas seguirão com alegria.. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus mohos." (Salmos 126: 5-6)


Meus amados queridos,
essa semana vamos falar sobre Tristeza. Quero dirigir esta meditação a você, que neste momento passa por esse sentimento tão difícil e ajudar a superá-la. 

Todos nos já sentimos tristeza, ela é um fato da vida. Quem nunca sentiu o peito apertado, um nó na garganta, uma vontade de chorar... quem já não passou por isso? E por mais explicações que tenhamos a respeito ou por mais que saibamos os motivos do qual estamos sentindo, o que podemos fazer para melhorar?

 Amados, é impossível viver esta vida sem experimentar tristeza. A perda de um ente querido, o desapontamento de um sonho aniquilado, a dolorosa constatação de uma traição jamais sonhada.... O fato é que a vida nos apresenta inúmeras tristezas. Tristeza fere. E difícil. Porém, ela traz algo de bom. Tristeza nos traz a constatação de que somos sensíveis para com as circunstâncias e para com as outras pessoas. Ainda que tremendamente dolorosa, considere a alternativa.

A Bíblia tem diversos relatos de pessoas que, em algum momento, passaram por tristezas. Jaco entristeceu-se ao perder sua esposa,Raquel(Gn 48.7) e por não conseguir salvar seu filho José. Ana era triste por causa de sua esterilidade. A rainha Ester sentiu grande pesar em seu coração e derramou lágrimas de tristeza por causa da proposta para destruir seu povo(Et 1.18). O Salmista experimentou a tristeza durante a opressão e as dificuldades (Sl 13.2). Por fim, a maior de todas as tristezas suportadas por uma mulher foi a de Maria, a mãe do Senhor, ao ver a tortura e execução de seu filho.

 As Escrituras dizem que a tristeza do justo levam ao arrependimento e a vida(2 Co 7.9).
No entanto, Deus poupa seus filhos de muitas tristezas (Fp 2.27).

 O que é tristeza?

Psicologicamente, a tristeza é aquele sentimento que lhe traz angústia, desânimo, solidão, em casos extremos ela lhe presenteia com uma depressão terrível. Esse sentimento é oposto à felicidade, pois, enquanto a felicidade é nutrida através de muito esforço, ação, adaptação e auto-imagem positiva, a tristeza penetra na alma nos deixando fragilizados. A tristeza vem, na verdade, junto com a certeza da nossa incapacidade de resolver um conflito.

Ficamos tristes quando um amor não dá certo, quando perdemos um espaço, quando perdemos alguém. Tristeza é perda. Não há tristeza que não venha colada com uma perda. E quanto maior a perda, maior a tristeza. A tristeza vem para nos lembrar que somos sujeitos incapazes de lidar com o mundo. É a reação humana a um constrangimento inelutável, à incapacidade de aceitar um “não” do mundo. É a vontade de “sumir do mundo”. Ela vem para não nos deixar esquecer o tamanho da nossa pequeneza frente às forças externas.

Amados, quero lembrar a você que Deus é soberano e onisciente. Ele sabe tudo acerca de nossas vidas.Ele sabe dos seus fardos, dos seus problemas, das suas angustias e quer aliviar você dessas circunstâncias aflitivas. Aprenda, pois, a desenvolver a prática de lançar os seus fardos sobre o Senhor e de confiar incondicionalmente que Ele providenciará as soluções, ao invés de você tentar fazer tudo sozinha. Este e o fator fundamental para que possa desfrutar de paz e segurança.

Quem sabe, você seja uma daquelas pessoas que estão chorando por causa do casamento que fracassou, por brigas no seu lar..quem sabe, você seja uma daquelas pessoas que tem chorado tanto porque não suporta mais a dor das enfermidades..Quem sabe ainda, eu esteja escrevendo a você que tem estado entre aquelas pessoas que julgam mal sucedidas na vida profissional e por isso, mergulham num processo de baixa- estima. Ou quem sabe, você seja uma daquelas pessoas que estão sempre reclamando que as coisas nunca dão certo para você...

Olhe, veja o que declara o Salmo 30:5 "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
" Aleluia por isso!! Compreenda que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem quando amanhece.
 A noite as vezes parece longa, mas quando termina, sempre vira a luz do amanhã. Pense quantas vezes você foi derrubada no chão, mas sempre se levantou. Por mais escura que fosse a noite, o dia sempre brilhou para você. A Graça de Deus a protegeu e sustentou, manteve-a segura. Saiba que vai levantar-se. Há épocas, estágios na vida que temos que enfrentar.

A partir de hoje, ao se levantar, olhe o dia e diga com toda a sua forca: "Este e o dia que o Senhor fez. Irei rejubilar-me e alegrar-me nele.
Existe alguém capaz de sarar nossa alma, de curar nossas feridas e quando estamos caminhando ao lado dele temos o discernimento de sermos mais que vencedores. O nome dele é Jesus.

E como está escrito: “Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.” (João 16.22.) 

....

Autoria: A mulher e seu criador

Fiquem na Paz do Senhor!





Um comentário:

  1. As vezes é difícil superar, mas sei que meu Deus está comigo e eu vou vencer em nome de Jesus.

    ResponderExcluir